25/02/09

Beleza na gravidez

Estrias
Temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito frequente, uma vez que se calcula que aparecem em cerca de 75% dos casos. São mais frequentes na primeira gravidez. Podem começar cerca do sexto mês, e aparecem principalmente na barriga e nos seios. As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colagénio que sustêm e dão resistência à pele se rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que as hormonios que se multiplicam na gravidez influenciam o seu aparecimento.
As estrias são lesões longas, como barras ou com a forma de fuso, de meio até vários centímetros de comprimento. Surgem várias ao mesmo tempo, geralmente são simétricas e seguem as linhas de distensão. Ao princípio aparecem um pouco salientes, de cor vermelha ou violeta. Posteriormente, a pele nota-se mais delgada, flácida, lisa e brilhante, de cor branca.
Cuidar da pele é fundamental, pois se a pela estiver seca, as fibras que se encontram na epiderme rompem-se com maior facilidade, ocasionando esses desagradáveis sulcos na superfície.

Assim, é importante:
- Aplicar regularmente um creme nutritivo, emoliente e hidratante com vitamina A, como óleo de amêndoas doces, e outros compostos especiais para melhorar a resistência cutânea.
- Vestir roupa interior que, sem apertar, apoie a barriga e o peito, para aliviar a tensão.
- Beber muita água, uma vez que ajuda a hidratar a pele
- Controlar o aumento de peso uma vez que o excesso de peso provoca uma maior distensão dos tecidos.

Se, apesar dos cuidados, as estrias aparecem, depois do parto, o dermatologista poderá recomendar um tratamento efectivo para atenuá-las, mediante um composto chamado ácido retinóico. Mas este tratamento não pode ser utilizado durante a gravidez, porque existe a possibilidade de que a absorção do produto através da pele prejudique o bebé.


Celulite
Odiada por todas as mulheres, esta pode aparecer na altura da gravidez.
Uma vez que estando grávida não pode usar cremes anti-celulíticos, opte por hidratar bastante a pele, beber muita água e, se puder, fazer pequenas caminhadas.


Pele
A pele do rosto pode alterar-se significativamente durante a gravidez. Assim, é importante cuidar dela, mantendo-a limpa e hidratada.
Lembre-se que nesta altura a maior parte dos médicos não aconselha o uso de cremes anti-rugas uma vez que contém substâncias que podem ser prejudiciais para o bebé. Assim, opte por um bom creme hidratante e use-o de manhã e à noite.
Uma vez por semana use um exfoliante natural (que poderá fazer com açúcar e óleo de amêndoas doces).


Cabelo
O cabelo também se pode ressentir durante a gravidez.
É importante que use um bom creme hidratante ou mesmo uma máscara com alguma regularidade.
Depois do parto é normal o cabelo ficar mais fraco e cair mais do que habitualmente. Por isso talvez seja boa ideia dar um bom corte algumas semanas antes do dia D.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá mamãs! Obrigada pelos vossos comentários.