25/02/09

Boa forma

Quando engravidamos somos de imediato colocadas perante um dilema: por um lado queremos manter a boa-forma física num período onde sabemos que vamos obrigatoriamente ganhar alguns quilos, por outro temos medo que qualquer actividade possa prejudicar o nosso bebé.
Assim, toda esta questão se resume ao bom senso e à moderação.

Se a grávida já praticava exercício físico regularmente antes da gravidez poderá continuar. Já uma grávida que só se lembra de começar a uma actividade física depois de estar grávida deverá ter muito mais cuidado.

O que acontece no meu corpo?
A gravidez provoca na mulher várias alterações fisiológicas e psicológicas. A modificação corporal básica que ocorra na gravidez é o aumento uterino. Até, por volta da 10ª semana, o útero ainda está restrito à cavidade pélvica, mas a partir daí, seu aumento se evidencia sobre a parede abdominal. Durante a gravidez ocorre a expansão torácica, pelo relaxamento dos ligamentos intercostais e ascensão do diafragma pelo crescimento uterino, que resulta no aumento da capacidade inspiratória, no decorrer da gravidez, em até cerca de 300 ml. Modificações no nível de ventilação por minuto estão relacionadas a um aumento do volume corrente e da frequência respiratória.
Nos últimos meses de gravidez, as mulheres tendem a projectar os ombros para a frente, arqueando mais que o normal a curva das costas, para encontrar um equilíbrio postural. Podem aparecer, assim, dores nas costas, pelo excessivo esforço das fáscias musculares, sendo, portanto, um factor negativo ficar por longo tempo em pé em posição fixa, ou carregar pesos.
As articulações dos joelhos e dos tornozelos tornam-se menos estáveis e as da coluna vertebral e do quadril alcançam uma mobilidade que, apesar de modesta, expõe a musculatura dessas regiões a maior tensão.

Que exercícios fazer?
Os exercícios para a gestante deveriam incluir a combinação de actividades aeróbias envolvendo grandes grupos musculares e actividades que desenvolvessem a força de determinados músculos. Normalmente, acredita-se que uma musculatura abdominal forte possa ajudar no processo de expulsão da criança. A força muscular dos membros superiores é também muito importante para carregar o bebé depois do nascimento.
Nas prescrições iniciais de exercício aeróbio deveriam ser incluídas, no mínimo, três sessões semanais, com dias intercalados de exercício, cada uma com duração de 30 a 45 minutos. A intensidade de exercícios empregadas deve manter uma média estável da frequência cardíaca numa faixa de 130 a 150 batimentos por minuto. Actividades onde existam contato físico e chances de queda são desaconselhados.

Hidroginástica, caminhada e ioga são as actividades mais recomendadas.
Uma ajuda no parto
A actividade física ao longo da gravidez pode ser uma ajuda preciosa no parto uma vez que:
- melhora na circulação sanguínea;
- ampliação do equilíbrio muscular;
- redução do inchaço;
- alivio nos desconfortos intestinais;
- diminuição de caimbras nas pernas;
- fortalecimento da musculatura abdominal;
- facilidade na recuperação pós-parto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá mamãs! Obrigada pelos vossos comentários.