17/04/09

Amamentação

O leite materno é o melhor alimento para o seu bebé.
Pergunte a qualquer profissional de saúde e todos lhe responderão que a forma mais saudável de alimentar um bebé é a amamentação. Estudos demonstraram que a amamentação em exclusivo durante pelo menos três meses poderá evitar as gastroenterites nos bebés. Se amamentar durante pelo menos quatro meses, poderá reduzir o risco de o bebé contrair doenças respiratórias ou infecções dos ouvidos.
O leite materno é uma fonte de alimento completa, já que contém todos os nutrientes de que o bebé necessita – pelo menos 400 – incluindo hormonas e compostos de combate às doenças não incluídos no leite de substituição. Extraordinariamente, a sua composição nutricional até se adapta às necessidades do bebé à medida do seu crescimento e desenvolvimento. E ainda, para além dos benefícios do leite materno no que toca ao desenvolvimento do cérebro e ao combate às infecções – características que nenhuma fórmula pode imitar –, a amamentação pode ajudar a criar uma ligação especial entre a mãe e o bebé. Quando amamenta, o seu filho delicia-se com o contacto da pele com a pele, com os mimos e com o colo. E a mãe também.

Preparação da amamentação
Não é na verdade possível preparar os mamilos para a experiência da amamentação mas pode, e deve, preparar o seu estado de espírito. Será útil obter o máximo de informações sobre a amamentação antes do nascimento do bebé. Os pais também deverão informar-se ao máximo, para que possam dar o devido apoio e incentivo às companheiras.

A amamentação deverá ser o mais natural possível. Os elementos artificiais que usualmente são recomendados, na maioria dos casos, prejudicam o decurso natural da amamentação. Para ter uma ideia, as bombas utilizadas durante o engurgitamento podem desiquilibrar a produção de leite na sua adaptação oferta/procura; os mamilos de silicone estão associados a menor produção de leite e as chupetas e tetinas utilizadas precocemente estão na origem da “confusão de mamilos” (nipple confusion), uma confusão comum do bebé, por não saber distinguir a pega da chupeta e a pega no peito da mãe, sendo a pega correcta a base essencial para uma amamentação bem sucedida.



Prevenção do Ingurgitamento
Entre as 48 e as 72 horas após o parto, geralmente ocorre a descida do leite.
Seria importante as mães estarem atentas ao consumo de líquidos e dosearem a sua ingestão (beberem menos líquidos entre o início do 3º e o 4º/5º dias após o parto).

É essencial que, ao sentir a subida de leite proceda aos seguintes passos:
- colocação de sacos de água quente antes de cada mamada: utilize um saco de água quente ou algo similar (sacos de gel, garrafa com água quente) em períodos de meia hora, antes das mamadas, seguidos de massagens;
- massagem: a massagem deverá ser feita pondo um pouco de óleo de amêndoas doces ou manteiga de cacau na ponta dos dedos, em pequenos círculos à volta do seio. Seguidamente, com os dedos em forma de pente, penteie em direcção ao mamilo, em direcção descendente, com movimentos suaves, de forma a desbloquear os canais de leite e a desfazer eventuais nódulos. (uma posição inclinada favorece este tipo de massagem).


A Pega
Uma pega eficaz é essencial para uma amamentação bem sucedida.
A dor nos mamilos é um sinal de alerta de que a pega não está adequada, o que poderá causar desconforto à mãe e interferir na alimentação do bebé. Se a dor persistir, por favor contacte, logo que possível, um médico ou recorra ao SOS Amamentação (Esta orientação pode ser realizada com uma visita domiciliária).

Como ajudar o bebé a pegar na mama:
- Tocar os lábios do bebé com o mamilo;
- Direccionar o mamilo para o palato do bebé;
- Esperar até que a boca esteja bem aberta;
- Nessa altura trazer o bebé rapidamente à mama;
- O nariz e o queixo do bebé ficam junto à mama;
- A cabeça do bebé deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)Vê-se pouca aréola por baixo;
- Puxar, com o dedo indicador, o queixo do bebé para baixo, fazendo com que a boca abra mais e o lábio inferior esteja virado para fora;
- Pode-se ver e ouvir a deglutição.





Ilustraçõesextraídas do livro Como Ajudar as Mães a Amamentar, de F.Savage King

Como segurar a mama:
- Primeiro, a mãe deve encontrar-se numa posição confortável.
- A mão deve estar em forma de C - com os quatro dedos contra a parede do tórax debaixo da mama;
- com o indicador a apoiar a mama por baixo;
- o polegar coloca-o acima da zona superior da aréola.Os dedos não devem estar próximos de mais do mamilo.

Posições para o aleitamento materno:Extraído do livro Breastfeeding Today, de Woessner, Lauwers, Bernard, 1991








Horário e duração das mamadas
Depende da indicação do pediatra.
Alguns pediatras indicam que o bebé deve mamar sempre que quiser, outros estabelecem regras: de 3 em 3 horas, de 4 em 4 horas, etc. Quanto mais vezes o bebé mamar, maior será a produção de leite;Como todos os bebés são diferentes, também a duração das mamadas pode diferir de bebé para bebé. A duração da mamada pode variar entre 10 e 30 minutos.Deverá alternar o peito em cada mamada. De uma vez a mama direita, na mamada seguinte a esquerda.


Não existem leites fracos
O leite no início da mamada pode ter um aspecto mais aguado, por ser mais rico em lactose e menos rico em gordura, mas ao longo da mamada o leite altera o seu aspecto, ficando mais espesso por ser mais rico em gordura. Tanto o leite do início da mamada como o leite do final da mamada são importantes para o bebé.



Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a receber leite suficiente
- O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
- Parece satisfeito após a mamada
- Parece saudável e atento;
- Urina várias vezes ao dia;
- A urina não tem um cheiro forte;
- Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
- O bebé aumenta de peso

Durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.

Aumento médio peso por semana
até ao 3º ou 4º mês de vida --> 113 a 227 g/semana
entre o 4º e o 6º mês de vida --> 85 a 142 g/semana
entre o 6º e o 12º mês de vida -->42 a 85 g/semana


Leite artificial
Não é da nossa competência recomendar a utilização de leites artificiais, ou fornecer informação sobre os mesmos, essa compete exclusivamente aos pediatras, mediante avaliação da situação. Até à subida do leite, o colostro da mãe é suficiente e adequado para a alimentação do bebé, não necessitando este de ser suplementado com leite artificial.Se a mãe estiver confiante e for bem apoiada, pode amamentar em exclusividade até aos 6 meses. Só a partir dos 6 meses de vida do seu bebé é importante começar a introduzir outros alimentos. Enquanto a mãe amamentar (a OMS recomenda até o bebé atingir os 2 anos), o bebé não necessita de outro tipo de leite.

Roupa a usar
Utilize um fato de duas peças com uma blusa larga que possa ser levantada. Isto permite-lhe amamentar o bebé por baixo da blusa e evita ter de abrir os botões desde cima e tirar o peito para fora. Os topos de amamentação, concebidos com aberturas discretas e palas podem ajudar a aumentar a sua confiança.
Utilize um soutiã de amamentação com copas amovíveis que pode abrir com uma mão enquanto segura o bebé com a outra.
Tenha em conta a cor e o tecido da sua roupa. Uma cor clara é mais susceptível de mostrar o leite que escorre do peito ou os discos de amamentação, e uma blusa de seda ou cetim é mais susceptível de manchar ou ficar estragada com o leite. As blusas estampadas ocultam melhor as manchas.
Utilize uma mantinha ou uma fralda de pano para tapar o peito e o tronco enquanto amamenta o bebé, se quiser ficar mais coberta.

2 comentários:

  1. O meu bébé faz amanhã 3 semaninas e por enquanto consegui dar-lhe so do meu leitinho. Jà tive uma bela febre e uma infecção mamària que me fez voltar ao hospital por mais 5 dias.

    Apenas digo que não desisti de o amamentar, graças à tetina em silicone!!!Se não fosse ela,as feridas nas pontas nunca teriam sarado tão bem (apesar do creme excelente que uso também). Não posso portanto concordar com esse ponto do artigo, visto que alivia imenso a dor!

    Ele mama bem,e acho importante mudar de posição muita vez como nas ilustrações. (posição ruby)Ainda hoje tinha uma mama inchada, dura como pedra, e a mudança de posição foi uma optima massagem!

    A acrescentar que em caso de dores , pode-se aplicar queijo fresco à volta dos mamilos. Refresca muito e acalma o inchaço.

    ResponderEliminar
  2. Já conheces A Terra dos Sonhos, uma loja onde pode encontrar artigos variados
    com preços de sonho.
    www.terradossonhos.net

    ResponderEliminar

Olá mamãs! Obrigada pelos vossos comentários.