26/02/09

Recuperação pós-parto

Os primeiros dias com o bebé são caóticos para as novas mães. Um recém-nascido dá uma volta tão grande numa casa que até os horários se alteram. Não imagina as vezes que irá tomar o pequeno-almoço à hora de almoço, só conseguir tirar o roupão a meio da tarde e jantar depois da meia-noite. Pode parecer um exagero, mas é assim. As semanas a seguir ao parto voam dando o peito ao bebé, retirando e colocando fraldas, dando-lhe banho e consolando-o. O choro do bebé aparece a qualquer momento e a mãe correrá para o acalmar. As noites são passadas mais em pé do que deitada. O cansaço acumula-se.

Além disso, durante estes dias podem surgir alguns sintomas de mal-estar: o peito aumenta de tamanho e pesa muito mais; dói a coluna, em especial a zona lombar; o ventre também pode doer; e no períneo, no útero ou na barriga ficaram feridas para cicatrizar.
O organismo feminino necessita de pelo menos umas seis semanas para se recuperar do parto ou da cesariana e recuperar a energia.Regra geral, passadas umas três semanas, terão cessado as hemorragias vaginais. E passados 10 ou 12 dias a maioria das feridas do períneo, do colo do útero ou da vagina terão cicatrizado. Ainda que não exista uma norma, se são muito grandes ou profundas, demorarão um pouco mais.Passadas oito semanas, o metabolismo terá concluído a transição de um estado de gravidez normal. Isto pressupõe que terão diminuído as hormonas da gestação, sobretudo os estrogenos (no seu lugar o organismo está segregando prolactina, uma hormona que intervém na produção do leite).
Tambem terão desaparecido do sangue materno as hormonas da felicidade e anti-stress (endorfinas), substâncias que ajudaram a suportar os tremendos esforços do parto e muitas vezes durante muitas horas.Mas estas alterações hormonais têm estado a produzir uma grande revolução psíquica e são culpadas dos terríveis altos e baixos emocionais que a mãe sente neste período.

Além do apoio do companheiro, uma das coisas que mais a podem ajudar é ocupar-se da sua imagem estética. Os primeiros exercícios físicos devem fazer-se no hospital ou na clínica. No curso de preparação para o parto, certamente terão aconselhado a realizar movimentos rotativos com os pés e com os braços (melhoram a circulação sanguínea) e uma série de exercícios específicos para reabilitar o períneo, em casa, podemos e devemos ocupar-nos do flácido abdómen, e de cuidar da nossa coluna. O tempo que dedicamos a fazer exercício vai-nos distrair e ajudar a que nos sintamos bem com esse desconhecido que é agora o nosso corpo.
Mas não se preocupe. Com o tempo tudo vai ao lugar. Afinal, demoramos 9 meses até chegarmos ao final da gravidez. Agora não podemos esperar voltar ao normal em apenas 9 dias ou 9 semanas.

Uma grande ajuda são os cursos de recuperação pós-parto. Além de a ajudarem fisicamente, poderá sair de casa, apanhar ar e conviver com outras pessoas que estão a passar exactamente pelo mesmo.

1 comentário:

  1. Olá. Como estou mesmo a desesperar e vim procurar algo sobre a "recuperação pós-parto" decidi deixar aqui um comentário. Não sei se alguém passou pelo mesmo, mas eu sempre fui ginasta e apresentei um corpo magro e algo torneado até à gravidez. Não engordei muito, apenas os 9kg mínimos, mas a barriga teima em continuar a sair para fora. Já passaram 4 meses e começo realmente a sentir-me mal comigo mesma. É muito fácil falar em fazer um curso pós-parto, mas para quem tem que cuidar da casa, da roupa, além do bebé e dar atenção ao marido, com quanto tempo é que ficamos para nós?!?! Até o peito, que sempre foi firme e redondo, já começa a querer descair apesar de todos os cuidados que sempre tive e ainda mais agora que estou a amamentar. Gostava de saber se alguém que tenha passado pelo mesmo acabou por recuperar a forma física mais tarde do que o tempo que já passou para mim. Obrigado.

    ResponderEliminar

Olá mamãs! Obrigada pelos vossos comentários.